Por Adiel Teófilo.
1ª) O
adventismo afirma que os 10 Mandamentos é a Lei de Deus, porém em vários outros
textos das Escrituras encontramos a expressão da Lei de Deus. O próprio Senhor
Jesus Cristo afirmou: “Se guardardes os
meus mandamentos, permanecereis no meu amor; ... O meu mandamento é este, que
vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15.10, 12 e 17). Desse modo, a Lei de Deus está presente em toda a Bíblia Sagrada, que deve ser interpretada como um todo, não apenas com enfoque nos 10 mandamentos.
2ª)
O
adventismo exalta a guarda do sábado, no entanto o Senhor Jesus declarou a um
dos fariseus, exímios guardadores da lei, qual é o mandamento mais importante: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu
Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás
o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os
profetas.” (Mateus 22.37-40 e João 13.34-35).
3ª) Para o adventismo do sétimo dia, quem não guarda o sábado está violando toda a Lei de Deus. Entretanto o próprio Senhor Jesus fez e mandou fazer o que não era lícito aos judeus no dia de sábado. Jesus curou um homem que estava enfermo há 38 anos junto ao tanque de Betesda, mandando-o se levantar, tomar o leito e andar. Diante disso, os judeus lhe disseram: “Hoje é sábado e não te é lícito carregar o leito” (João 5.10). Mas o que fora curado lhes respondeu: “O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda” (João 5.11). “E os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas cousas no sábado.” [...] “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente VIOLAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5.16 e 18). (Grifei)
3ª) Para o adventismo do sétimo dia, quem não guarda o sábado está violando toda a Lei de Deus. Entretanto o próprio Senhor Jesus fez e mandou fazer o que não era lícito aos judeus no dia de sábado. Jesus curou um homem que estava enfermo há 38 anos junto ao tanque de Betesda, mandando-o se levantar, tomar o leito e andar. Diante disso, os judeus lhe disseram: “Hoje é sábado e não te é lícito carregar o leito” (João 5.10). Mas o que fora curado lhes respondeu: “O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda” (João 5.11). “E os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas cousas no sábado.” [...] “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente VIOLAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5.16 e 18). (Grifei)
4ª) O
adventismo condena quem realiza qualquer serviço no dia de sábado, eles porém agem
com hipocrisia fazendo determinadas atividades nesse dia. Jesus curou uma
mulher que estava possessa por um espírito de enfermidade há 18 anos. E qual
foi a reação de quem guardava o sábado? “O chefe da sinagoga, indignado de
ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve
trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados, e não no sábado”
(Lucas 13.14). Obviamente que Cristo repreendeu duramente: “Hipócritas,
cada um de vós não desprende da manjedoura no sábado o seu boi ou o seu
jumento, para leva-lo a beber?” (Lucas 13.15). Nem precisa dizer qual é a resposta. Outro exemplo é a utilização do fogo, no período do Antigo
Testamento, que servia para iluminar a casa, preparar o alimento, além de
outras utilidades, porém isso era proibida no dia de sábado: “Não acenderás
fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado” (Êxodo 35.3). E nos dias
atuais, quais são os adventistas que não acendem a luz em casa e nem cozinham
no dia de sábado? Quando não fazem isso, utilizam-se dos serviços daqueles que o
fazem.
5ª)
O
adventismo é servo do sábado, tal como os fariseus, que advertiram Jesus porque seus discípulos colheram espigas no sábado, mas Jesus Cristo nos ensina: “O sábado foi estabelecido por causa do
homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é
senhor também do sábado.” (Marcos 2.27-28). Ora, sendo Jesus senhor do sábado, caso fosse necessário guardar esse dia, com certeza teria deixado aos seus discípulos alguma recomendação nesse sentido.
6ª)
O
adventismo acusa quem não guarda o sábado, assim como os fariseus que acusaram
Jesus por curar no dia de sábado, aos quais Cristo indagou: “É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer
o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.” (Marcos 3.4). Essa
atitude dos fariseus deixou Jesus indignado e condoído com a dureza dos seus
corações, os quais conspiraram com os herodianos como matariam a Jesus (Marcos 3.5-6).
7ª)
O
adventismo coloca em dúvida a salvação de quem não guarda o sábado, todavia a
Palavra de Deus ensina que não se deve julgar por causa dos sábados, seja o sétimo
dia ou as festas sabáticas: “Ninguém,
pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou
sábados,” (Colossenses 2.16).
8ª)
O
adventismo afirma que crê na salvação por meio da graça de Cristo, contudo não se
satisfaz com a luz de Cristo e se apega às sombras da Lei: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de
festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que
haviam de vir; porque o corpo é de Cristo.” (Colossenses 2.16-17).
9ª)
O
adventismo faz distinção do sábado, apesar de não saber se esse dia em nosso
calendário corresponde exatamente ao sétimo dia da criação. “Um faz diferença entre dia e dia; outro
julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria
mente.” (Romanos 14.5).
10ª)
O
adventismo reconhece a Obra Redentora de Cristo, porém nega a sua plena eficácia,
ao buscar a própria justificação por meio da prática judaizante de guardar o
sábado. Deveriam, antes, observar o ensino do Apóstolo Paulo: “quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo,
perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o
que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras
considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo
Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como
refugo (escória), para ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo justiça
própria, que procede da lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que
procede de Deus, baseada na fé;” (Filipenses 3.5-9). Logo, o autêntico Cristianismo dispensa os ritos e cerimônias do judaísmo.
11ª) O adventismo se apega em extremo ao sábado, porém
não há no Novo Testamento nenhuma ordenança para se guardar esse dia. Nenhum
dos Apóstolos, nem Paulo que foi fariseu, e nem o Senhor Jesus fez recomendação
nesse sentido. Os 10 mandamentos são reiterados no Novo Testamento, com exceção
da guarda do sábado. A Lei Moral de Deus é enfatizada por Jesus Cristo com
maior severidade (Mateus 5 a 7), contudo
não se menciona sábado.
O que dizer então de Tiago 2:10 e lucas 23:56
ResponderExcluirTiago 2.1 a 13 trata do amor ao próximo, a lei real, para não fazermos acepção de pessoas, a fim de sermos julgados pela lei da liberdade. Não se refere portanto ao sábado.
ResponderExcluirLucas 23.54 a 56 relata que as mulheres viram onde o corpo de Jesus foi colocado após ser retirado da cruz, prepararam especiarias e unguentos, e em seguida repousaram porque era sábado, conforme o mandamento que os judeus praticavam desde que receberam a Torá por intermédio de Moisés.
Outros relatos há no Novo Testamento, a exemplo do Apóstolo Paulo entrando na sinagoga ao sábado, porque era prática dos judeus se reunirem nesse dia, ocasião que achou mais oportuna para lhes pregar o Evangelho que liberta do fardo da Lei. O Apóstolo Paulo em suas cartas não ensina guardar sábado, não há nenhuma orientação nesse sentido.
Esses relatos não se constituem em reiteração da Lei para a guarda do sábado, pois registram apenas como se comportavam os judeus daquela época. Não há no Novo Testamento nenhuma ordenança para esse dia de guarda. Logo, essas referências não podem ser tomadas como base de ensino para guardar o sábado,