Por Rev. Alan Rennê Alexandrino Lima.
Foi
realizado hoje, 25/10, um "culto de oração", organizado por um grupo
de evangélicos de orientação esquerdista, apoiadores de Fernando Haddad. A
programação teve como tema "O Amor Vence o Ódio".
O tema foi escolhido em função do atual clima
político do Brasil, e parte do pressuposto que os eleitores de Jair Bolsonaro
são apoiadores de alguém que pratica o que, hoje em dia, é chamado de
"discurso de ódio". Qualquer afirmação que contrarie o que a agenda
esquerdista propõe é, imediatamente, rotulada como "discurso de
ódio". Como bem observou o Pr. Augustus Nicodemus,
"aquilo em que acreditamos começa a ser rotulado de ódio. Se afirmarmos a
família, temos ódio contra os homossexuais; se afirmarmos a vida, somos contra
a mulher que tem o direito do aborto; se afirmarmos a defesa própria, é
discurso de ódio contra os criminosos, porque deve haver direitos iguais"
(Caminhos da Fé. p. 41).
A incoerência do discurso dos evangélicos
progressistas está em que, sua mensagem é a de que o ódio é, intrínseca e
moralmente, errado. Se alguém diz ser discípulo de Jesus, então, a única coisa
que lhe cabe é o amor. Não obstante, qual é o sentimento que, na prática, é
nutrido e posto em obras da parte dos progressistas para com aqueles que, de
acordo com eles, praticam o "discurso de ódio"? Amor? Tolerância?
Não. Longe disso! É ódio! E o ódio se traduz, de modo claro, em agressões,
insultos e até mesmo espancamentos. Hoje mesmo, aqui em São Luís, ao tentar
apresentar uma palestra sobre o que é o fascismo, um católico conservador foi
objeto do ódio de universitários esquerdistas, que o xingaram, cuspiram e pouco
faltou para que o agredissem fisicamente.
Um segundo problema com o discurso
progressista de que "o amor vence o ódio" é o pressuposto de que amor
e ódio são mutuamente excludentes. Quem ama não odeia. E quem odeia não ama.
Alguém cheio de ódio é alguém vazio de amor, e vice-versa. Se eu me coloco de
modo contrário à ideologia de gênero, é porque eu não amo gays, lésbicas,
transsexuais etc. Pelo contrário, eu os odeio. Esta é a lógica da esquerda
evangélica.
Há um dito atribuído a Érico Veríssimo, que
diz assim: "O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença". Eu sou
inclinado a concordar com a afirmação inicial. O oposto do amor não é o ódio.
De modo bem interessante, em 1Coríntios 13, não encontramos a declaração de que
o amor não odeia. O apóstolo Paulo diz sobre o amor: "O amor é paciente, é
benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se
conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não
se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a
verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (vv. 4-7).
Perceba, o ódio não figura entre as posturas e sentimentos incompatíveis com o
amor.
Existem algumas passagens nas quais amor e
ódio são mencionados e, aparentemente, figuram como antagônicos entre si. No
Salmo 109.5 está escrito: "Pagaram-me o bem com o mal; o amor, com
ódio". Esta passagem é suficientemente clara. Amor e ódio não são
antagônicos um ao outro. O que está sendo afirmado aqui é apenas o princípio
por trás da conhecida regra de ouro: Faça aos outros aquilo que você quer que
façam a você. Se você tem sido beneficiado com o amor de alguém, então,
retribua com amor. Se alguém te faz o bem, retribua com o bem, não com mal. Em
Provérbios 10.12 está escrito: "O ódio excita contendas, mas o amor cobre
todas as transgressões". Nesta passagem, amor e ódio também não devem ser
vistos como inimigos. O que o autor está afirmando é o princípio envolvido no
ódio pecaminoso, gratuito. Para poder interpretar esta passagem como que
ensinando que amor e ódio são absolutamente incompatíveis, eu necessito partir
do pressuposto que todo e qualquer ódio é, por necessidade, pecaminoso, mal,
vil, perverso, maligno. No entanto, as Escrituras não me permitem fazer isso.
Em Apocalipse 2.6, um dos elogios que Jesus
faz à igreja de Éfeso foi o seguinte: "Tens, contudo, a teu favor que
odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio". De antemão
afirmo que o versículo está traduzido da maneira correta. O verbo grego miséô
signifca mesmo "odiar". Existem algumas passagens neotestamentárias
em que o verbo assume o significado de "amar menos", como em Lucas
14.26. No caso, o verbo faz uma comparação entre nossa afeição a Deus, que deve
estar acima de tudo e de todos, e nossa afeição aos nossos pais, irmãos, filhos
etc. Mas em Apocalipse 2.6 o objeto do verbo é o pecado. No caso, "as
obras dos nicolaítas", que nada mais eram do que a imoralidade, a
idolatria e a perversão da verdade, como nos diz Simon Kistemaker (Apocalipse.
p. 159). G. K. Beale faz o seguinte comentário sobre "as obras dos
nicolaítas": "Provavelmente os nicolaítas ensinavam que os cristãos
poderiam participar da cultura idólatra de Éfeso. A cidade fora dominada pelo
culto à deusa Artemis, deusa da fertilidade, e seu templo tinha milhares de
sacerdotes e sacerdotisas com pesado envolvimento na prostituição"
(Revelation: A Shorter Commentary. p. 57). Dessa forma, Jesus não está
elogiando a igreja de Éfeso por "amar menos" aquilo que é pecaminoso.
Em vez disso, Jesus aprova que aqueles cristão, de modo ativo e intenso,
detestem o pecado ensinado e promovido pelos nicolaítas. Ademais, que os
evangélicos esquerdistas atentem bem para isto:Jesus diz: "eu também
odeio". Jesus odeia. E nem preciso dizer que em Jesus não existe pecado,
não é mesmo?
Em 1João 4.20 a Palavra de Deus diz: "Se
alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que
não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê". O
princípio é óbvio: quem ama a Deus também ama a seu irmão. Quem odeia a seu
irmão, não ama a Deus. Quem odeia a seu irmão também odeia a Deus. A pergunta
é: quem é o meu irmão? Não vou entrar na questão da paternidade de Deus, pois
aqui já temos informação suficiente para que os evangélicos esquerdistas rilhem
os seus dentes por longos anos.
O fato é que o ódio também pode ser
compreendido como uma função do amor. Sim, é isto mesmo que você leu. O ódio é
uma função do amor. Ora, qualquer coisa que coloque sob ameaça aquilo que é o objeto
da minha afeição mais elevada, do meu amor mais intenso, será, automaticamente,
objeto do meu ódio, da minha repulsa mais intensa. De igual modo, se eu amo a
pureza, então, eu também odiarei a impureza. Se eu amo a santidade, odiarei a
iniquidade. Se amo a justiça, odiarei a injustiça. Por amar a Deus acima de
todas as coisas, qualquer coisa que ofenda ao objeto do meu amor será objeto do
meu ódio. Como Davi, no Salmo 139, pôde dizer que odiava com ódio consumado
determinadas pessoas? Ele explica: "Não aborreço eu, SENHOR, os que te
aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio
consumado; para mim são inimigos de fato" (vv. 21-22). Davi não odiava
quem o odiava. Davi odiava quem odiava aquele a quem ele amava de todo o seu
coração. Mas nem por isso ele se dava por justificado. Ele, sabendo da
inclinação do seu coração, ainda pediu a Deus o sondasse e o livrasse de todo e
qualquer caminho mau (vv. 23-24).
O nosso grande perigo é odiarmos aquilo que
deve ser objeto do nosso amor e amarmos aquilo que devemos odiar. Quando o
Senhor inicia em nós o processo de santificação, ele está nos moldando segundo
a imagem de Jesus (Romanos 8.29), a fim de amarmos cada vez mais aquilo que é
amável e odiarmos cada vez mais aquilo que é odioso. Por amarem tanto uma
ideologia, esquerdistas odeiam aqueles que defendem a fé cristã histórica.
Quem ama a Deus, odeia o pecado.
Fonte: perfil do autor
no facebook.
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