Defesa do Evangelho busca a prática sincera dos verdadeiros ensinos do SENHOR JESUS CRISTO. “...Sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda” (Filipenses 1.17-18). Participe dessa Defesa! Deixe o seu comentário ao final do artigo ou escreva para o nosso email: adielteofilo7@gmail.com

sábado, 17 de setembro de 2011

O JUÍZO FINAL

Você está pronto para encarar o maior julgamento de todos os tempos?

A Palavra de Deus revela, dentre os últimos acontecimentos na história da humanidade, o julgamento final de todas as pessoas. Descreve como será realizado e os critérios que serão observados nesse julgamento, para que ninguém seja surpreendido em falta alguma, quando comparecer perante O Supremo Julgador. E ainda nos alerta: "Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar." (Salmos 9.7); "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9.27). O Apóstolo Paulo, ao discorrer sobre o juízo vindouro com o maioral romano Félix, este ficou apavorado (Atos 24.25). É necessário, portanto, conhecer e observar os ensinamentos das Sagradas Escrituras acerca do Juízo Final.

O Juiz é o mais poderoso e justo dos julgadores em todos os tempos. Trata-se do Deus Eterno, que se assentará sobre um grande trono branco. Diante do resplendor do Seu poder e da Sua justiça, o céu e a terra vão fugir e não se achará lugar para eles, porque são insignificantes perante tamanha glória, poder e santidade. E à presença desse Supremo Juiz vão comparecer todos os seres humanos, do mais simples ao mais importante, inclusive os que já morreram ou se encontram no inferno, para serem julgados segundo as suas obras (Apocalipse 20.11-13).

Nesse julgamento, tomarão parte testemunhas arroladas por Jesus Cristo. Aos escribas e fariseus, o Senhor asseverou: “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas... A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.” (Mateus 12.41-42).

Serão abertos livros e as pessoas serão julgadas segundo o que estiver escrito neles, conforme as obras de cada um (Apocalipse 20.12-13). As ações e omissões de todos estão anotadas e serão suscitadas em juízo. A falta de arrependimento, por exemplo, dos moradores de Corazim, Betsaida e Cafarnaum, onde Jesus operou a maior parte dos seus prodígios, acarretará sobre eles maior rigor no dia do juízo do que para os habitantes de Tiro, Sidom e Sodoma (Mateus 11.20-24). E toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo (Mateus 12.36).

A justiça de Deus prevalecerá sobre toda iniqüidade. “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;” (II Pedro 2.4). "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (Judas 1.6).

Não será menor o rigor para os homens. O Senhor Jesus advertiu: "Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia." (João 12.48). “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;” (II Pedro 2.9-10).

Será aberto outro livro, que é o “livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Nele está a sentença final. “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 15.8 e 20.15). Mas, o que impede ter o nome escrito nesse livro? “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (I Coríntios 6.9-10).“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” (Apocalipse 22.15). A expressão cães significa pessoas de mau caráter.

Contudo, aquele cujo nome estiver escrito no livro da vida receberá galardão e honra. "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3.5). E mais, ao vencedor será concedido: comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus; não sofrer o dano da segunda morte; comer do maná escondido; ter um novo nome escrito em uma pedra branca; assentar-se com Cristo no seu trono, assim como Ele venceu e se assentou com o Seu Pai no Seu trono; e, ter poder sobre as nações. (Apocalipse 2.7, 11, 17, 21 e 26).

Enfim, a recompensa será de vida eterna: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome." (Apocalipse 3.12). “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão... não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” (Apocalipse 22.3 e 5). Você está pronto para encarar o Juízo Final?
Adiel Teófilo

ASSISTA O VÍDEO:
APOCALIPSE - JESUS ESTÁ VOLTANDO.

Um comentário:

  1. Adiel T.
    Bom dia.
    Como diz a Bíblia, "se me amardes guardareis os meus mandamentos." Se quisermos, um dia, viver na presença do Grande Rei e Justo Juiz, devemos viver já hoje na presença do Senhor.
    Um abraço da
    Celina

    ResponderExcluir